Acabar com carrapatos em cães

Acabar com carrapatos em cães. Se seu cachorro tem problemas com carrapatos e às vezes você se desespera achando que nunca terá solução, fique calmo. Existem soluções sim, mas algumas não são tão eficazes e, por isso, vamos te dar dicas de como eliminar esses parasitas da melhor forma.

Acabar com carrapatos em cãesA primeira coisa a fazer é descobrir o foco da infestação. Pode ser na sua casa, pode ser na casa do vizinho, ou numa praça onde você leva seu cão para passear.

Depois disso, você precisa acabar com os carrapatos em seu cão e no ambiente em que ele vive. Veja só como fazer:

Como acabar com os carrapatos no cachorro:

Arrancar os carrapatos da pele do cão não é o indicado, pois, mesmo quando arrancados, o problema não acaba aí. Seu aparelho bucal fica preso na pele do cachorro, o que pode ocasionar uma irritação local ou, até mesmo, uma infecção de pele. O correto, então, é utilizar o produto certo para acabar com eles.

Existem muitas opções de produtos anticarrapatos no mercado. Entre elas estão shampoos, talcos, sabonetes, coleiras, sprays, comprimidos e pipetas. Veja só algumas vantagens e desvantagens de cada uma:

Shampoos e sabonetes: Não há muitas vantagens, pois esses produtos só podem matar os carrapatos no momento do banho e não deixam resíduos, ou seja, o efeito é a curto prazo. Além disso, o cão pode ingerir acidentalmente o produto no momento do banho, o que pode gerar complicações, então, muito cuidado!

Talcos: Deixam poucos resíduos no animal, ou seja, também têm efeito acurtoprazo. Contudo, ele pode cair no ambiente enquanto o cão anda e deita no chão e, assim, auxiliar no tratamento do ambiente em que ele vive.

Coleiras: São pouco eficazes, mas, em alguns casos, podem ter efeito prolongado. Não se pode molhar com frequência, pois perdem o efeito rapidamente. Também evite tocá-las, pois o remédio vai sendo liberado aos poucos, e se houver contato sempre, ele pode ser liberado em grande quantidade, o que pode prejudicar a saúde de seu cão.

Sprays: São muito eficazes e o efeito pode durar até 30 dias. Você deve aplicar o spray por todo o corpo do animal, tomando muito cuidado com a região dos olhos, boca e genitália (melhor aplicar em um algodão e passar nessas áreas mais sensíveis). Entrando em contato com a pele e o pelo do cachorro, o produto já começa a fazer efeito imediatamente, matando os carrapatos que já picaram seu cão, e também os que estão andando pelo seu corpo.

Comprimidos: São indicados para cães que já estão com a pele machucada devido às picadas, ou que possuem alergia a sprays e produtos externos. Geralmente, o efeito dura até sete dias. Não é recomendado para cadelas prenhes, lactantes, ou filhotes com menos de dois meses. Tome muito cuidado no momento em que for dar o comprimido para seu cão, pois ele pode ser despedaçado ou rejeitado pelo cachorro, e aí você pode perder o controle da dosagem correta.

Acabar com carrapatos em cãesPipetas: Usadas geralmente para prevenção, também fazem efeito nos casos de infestação, durando por até 30 dias. O líquido deve ser aplicado na pele da nuca do cão, um local onde ele não conseguirá lamber, portanto, é seguro. Seu uso não é indicado para cães com menos de 1 kg ou filhotes com menos de 2 meses, pois pode causar intoxicação.

Seja qual for sua decisão, tome muito cuidado com as receitas caseiras de como acabar com carrapatos que algumas pessoas postam em blogs e sites.

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado.