Cachorro com diarreia

Não é incomum a diarreia no cachorro. Caso venha acompanhada de outros sinais clínicos, é necessário ir até uma clínica veterinária para saber o que está acontecendo com o seu cão.

Cachorro com diarreiaA causa da diarreia no cão pode ser algo simples, como a ingestão de alimentos não apropriados, mas também pode ocorrer por vermes, parasitas ou outro motivo mais grave. Por isto, o quadro nunca deve ser ignorado e a consulta com um profissional é bastante recomendada.

Se não for tratada corretamente, uma simples diarreia pode levar o animal a uma desidratação severa ou algum problema ainda mais grave.

 

Principais causas da diarreia no cachorro.

Alimentação.

Alimentação inadequada, mudança na dieta do animal ou a troca da marca da ração são algumas das causas mais comuns da diarreia em cães. Se for possível, volte para a dieta anterior ou consulte um veterinário para saber o que pode ser feito.

Exageros na alimentação e a ingestão de comidas muito gordurosas ou estragadas também podem ser o motivo da diarreia no cão.

Diarreia no cachorro – O que pode ser?

A diarreia é um sinal clínico de diversas doenças que podem ser causadas por bactérias, vírus ou parasitos. Algumas das principais são as seguintes:

– Bactérias como a Escherichia coli ou Salmonella sp.;

– Diversos vírus podem causar diarreia, sendo que os mais comuns são o parvovírus e o vírus da cinomose;

– A diarreia também pode ser causada por diversos parasitos, como as verminoses, e o protozoário Giardia.

Problemas em órgãos como fígado, pâncreas e rins também causam a diarreia canina e, na maioria destes casos, as fezes são acompanhadas de sangue. Ao observar a combinação de diarreia e sangue, leve o cãozinho a uma clínica veterinária imediatamente.

Estresse.

Mudanças na rotina, moradia, a ausência constante do dono ou o aparecimento de um novo membro na família são alguns dos fatores que causam estresse nos cães. O estresse pode provocar algumas mudanças no organismo do animal, levando ao aparecimento da diarreia e outros problemas.

Intoxicação.

A ingestão de substâncias presentes em produtos industrializados, como os de limpeza e venenos para insetos, também pode ser uma das causas para a ocorrência da diarreia canina.

Como proceder?

Se o vermífugo do cão não estiver em dia, se ele não tiver tomado todas as vacinas, se a diarreia persistir e as fezes tiverem um odor muito forte ou diferente, leve o animalzinho para uma clínica veterinária imediatamente.

Lembre-se que a hidratação é muito importante, por isso, sempre deixe água fresca ao alcance do seu cão.

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado.