Como contratar o Síndico Profissional em BH

Como contratar o Síndico Profissional em BH.

O síndico, quando profissional, passa a ser mais um dos muitos prestadores de serviço do condomínio. Mesmo sendo qualificado para o cargo, a maioria prefere ter o respaldo de uma administradora de condomínios.

A empresa fica responsável pela parte de cobrança e recrutamento de pessoal, área em que os síndicos profissionais não costumam atuar.

Em alguns locais, a falta de interesse pelo cargo de síndico faz com que a administradora fique com a função por certo período de tempo, o que está longe do ideal. Justamente por ser o síndico quem fiscaliza o trabalho da administradora, fica desconfortável tanto para a empresa, quanto para o condomínio, o acúmulo de funções.

Perfil do Sindico Profissional.

Como irá tratar principalmente com pessoas, o síndico profissional deve ter características de liderança e organização; ser paciente e saber ouvir os anseios e pedidos dos moradores. Também é interessante que ele saiba se comunicar, e seja bom negociador.

Quanto à sua formação, ocomo contratar o Síndico Profissional em Belo Horizonte ideal é que ele tenha conhecimentos da parte executiva, não precisando necessariamente de graduação em administração, economia, direito, etc. Contam mesmo sua experiência, VOCAÇÃO e a determinação.  Infelizmente a profissão AINDA não foi regulamentada. Não demora, pois o governo sabe que significa mais receitas.

Pagamento.

Em geral, o síndico profissional não atua em apenas um condomínio. Ele tem alguns clientes e se reveza entre os empreendimentos. Seu pagamento depende da carga horária semanal definida no contrato. O pagamento ao profissional deve ser feito mediante notas fiscais.

Como contratar.

Começa com uma troca de e-mails ou telefonemas. O interessado passa ao Sindico Profissional o máximo de informações sobre o condomínio. Dai o Sindico Profissional lhe envia uma proposta PRELIMINAR. Esta deve ser levada ao conselho fiscal para aprovação dos honorários. Em caso positivo, marca-se uma reunião. Se não aprovada, evitam-se reuniões infrutíferas, desgastes e perda de tempo dos dois lados. Feita a reunião e tudo sendo acordado, o Sindico Profissional fará uma vistoria na edificação, que poderá ou não alterar sua proposta PRELIMINAR.

O Síndico Profissional prepara a minuta do contrato de trabalho e envia ao sindico atual e ao conselho fiscal. Tudo acertado convoca-se a Assembleia para a eleição do Síndico Profissional e assinatura do contrato. Quem assina são os membros do conselho fiscal, um ou mais, e o Sindico Profissional. Cópia para os dois lados, de preferência registradas em cartório. O ideal é que nesse encontro os moradores e o futuro síndico alinhem suas expectativas para o futuro, evitando problemas provenientes da falta de diálogo.

Vantagens de um síndico profissional.

A vantagem mais óbvia de contratar um gerente de propriedade é que você e outros condôminos estarão livres das tarefas diárias e mensais exigidas de um síndico. Geralmente os moradores estão ocupados demais ou simplesmente não querem cuidar das responsabilidades, muito menos chamadas de meia-noite do de moradores sobre tubos que começam a vazar do vizinho. O síndico também pode ser de seu interesse se você acha que ultimamente seu prédio tem recebido uma gestão ruim pelos síndicos que são também moradores e precisa de uma profissionalização da tarefa.

Agora que já sabe o processo inicial, faça CONTATO.