Como contratar

como contratar o Síndico Profissional em BHGrandes empreendimentos, com várias torres, ou condomínios com pouquíssimas unidades são os que mais procuram a ajuda desse profissional.

Uma boa contratação também é essencial, já que, apesar de profissional apto para a função, o síndico contratado não isenta o condomínio de nenhum tipo de responsabilidade ou tarefa. Pelo contrário: é ainda mais importante se manter a par da gestão do condomínio, já que seu administrador maior não será afetado por possíveis arrecadações extras ou pela diminuição do valor do bem, caso esse venha a se desvalorizar por falta de cuidados, por exemplo.

O síndico, quando profissional, passa a ser mais um dos muitos prestadores de serviço do condomínio. Mesmo sendo qualificado para o cargo, a maioria prefere ter o respaldo de uma administradora de condomínios.

Perfil do Sindico Profissional.

Como irá tratar principalmente com pessoas, o síndico profissional deve ter características de liderança e organização; ser paciente e saber ouvir os anseios e pedidos dos moradores. Também é interessante que ele saiba se comunicar, e seja bom negociador.

Quanto à sua formação, o ideal é que ele tenha conhecimentos da parte executiva, não precisando necessariamente de graduação em administração, economia, direito, etc. Contam mesmo sua experiência, VOCAÇÃO e a determinação.  Infelizmente a profissão AINDA não foi regulamentada. Não demora, pois o governo sabe que significa mais receitas.

Pagamento.

Em geral, o síndico profissional não atua em apenas um condomínio. Ele tem alguns clientes e se reveza entre os empreendimentos. Seu pagamento depende da carga horária semanal definida no contrato. O pagamento ao profissional deve ser feito mediante notas fiscais.

Como contratar.

Começa com uma troca de e-mails ou telefonemas. O interessado passa ao Sindico Profissional o máximo de informações sobre o condomínio. Dai o Sindico Profissional lhe envia uma proposta PRELIMINAR. Esta deve ser levada ao conselho fiscal para aprovação dos honorários. Em caso positivo, marca-se uma reunião. Se não aprovada, evitam-se reuniões infrutíferas, desgastes e perda de tempo dos dois lados. Feita a reunião e tudo sendo acordado, o Sindico Profissional fará uma vistoria na edificação, que poderá ou não alterar sua proposta PRELIMINAR.

O Síndico Profissional prepara a minuta do contrato de trabalho e envia ao sindico atual e ao conselho fiscal. Tudo acertado convoca-se a Assembleia para a eleição do Síndico Profissional e assinatura do contrato. Quem assina são os membros do conselho fiscal, um ou mais, e o Sindico Profissional. Cópia para os dois lados, de preferência registradas em cartório. O ideal é que nesse encontro os moradores e o futuro síndico alinhem suas expectativas para o futuro, evitando problemas provenientes da falta de diálogo.

Vantagens de um síndico profissional.

A vantagem mais óbvia de contratar um gerente de propriedade é que você e outros condôminos estarão livres das tarefas diárias e mensais exigidas de um síndico. Geralmente os moradores estão ocupados demais ou simplesmente não querem cuidar das responsabilidades, muito menos chamadas de meia-noite do de moradores sobre tubos que começam a vazar do vizinho. O síndico também pode ser de seu interesse se você acha que ultimamente seu prédio tem recebido uma gestão ruim pelos síndicos que são também moradores e precisa de uma profissionalização da tarefa.

Desvantagens: se for PROFISSIONAL mesmo não há desvantagens. Todos terão a ganhar. No entanto, todo cuidado é pouco com amadores e aventureiros. Pessoas e até empresas estão se oferecendo como profissionais com remunerações de 300, 400 ou 500 reais! Ninguém lhe prestará um bom serviço, diário, semanal e mensal por estes valores. Faça as contas. Deslocamentos, refeições, impostos, etc.

Agora que já sabe o processo inicial, faça CONTATO.

 

Pode gostar também de: Assessoria para síndicos de condomínios em Belo Horizonte