Como escolher a apólice de seguro ideal para seu condomínio

Como você já sabe, ou pelo menos deve imaginar, um síndico de condomínio residencial ou comercial tem muitas funções legais e uma delas é a contratação da apólice de seguro, que é obrigatória de acordo com Decreto-Lei 73/1966, a Lei 4.591/1964 e o Código Civil (Lei 10.406/2002, artigos 1.346 e 1.348, inciso IX). No entanto, a maioria dos síndicos não se importam em realizar essa tarefa com a mesma dedicação que desempenha as demais. Não é incomum encontrar apólices de seguro que não cubram a totalidade das necessidades de um condomínio, e adivinha de quem é a responsabilidade caso algo aconteça sem estar amparado por um seguro? Acertou em cheio se você respondeu que a responsabilidade é do síndico.

Um seguro de condomínio vai muito além de proteger o edifício contra perdas por incêndio, fumaça e explosão, no entanto, para ter uma proteção adequada é necessário que você como síndico exponha a seu corretor de seguros todos os detalhes que precisam ser protegidos. Não sabe quais são? Vamos te ensinar.

Incêndio, explosão, fumaça e queda de aeronaves. 

Essa é a cobertura principal, mas o valor assegurado não deve ser estipulado no “chutômetro” como acontece por aí. Esse valor é para cobrir reparos ou a reconstrução do imóvel, portanto, deve-se primeiramente saber qual a área construída do condomínio e depois multiplicar pelo valor de construção do m² de sua região. Contratar essa cobertura de forma incorreta pode fazer com que o valor de indenização da seguradora seja insuficiente para os reparos ou reconstrução do imóvel e por isso o condomínio terá que arcar com o restante. Caso não haja valor em caixa para isso, adivinha de quem será a responsabilidade? Você já sabe, do síndico. 

Coberturas agregadas. 

São várias as coberturas adicionais de uma apólice, e isso vai de acordo com a necessidade de cada condomínio. Por exemplo, se o condomínio tem faixada de vidro deve-se contratar cobertura para quebra de vidros, se o condomínio tem portão eletrônico deve-se contratar cobertura de responsabilidade civil de portões para indenizar eventuais danos que o portão possa causar a alguém. Além dessas, existem as coberturas que protegem perdas por alagamento, desmoronamento, danos elétricos, responsabilidade de empregador, roubo de bens, roubo de valores, vazamentos, vendaval e muitas outras. Exponha a seu corretor, envie fotos do condomínio ou mesmo convide-o para uma visita ao condomínio, pois, o corretor é especialista em apurar e desenvolver a melhor proteção contra os possíveis riscos.

Outra cobertura importantíssima é o RC do Sindico e Condomínio. Essa cobertura indeniza eventuais perdas que o síndico ou o condomínio possa ser judicialmente responsabilizados, seja por danos materiais ou corporais. É isso mesmo, tanto o síndico como o condomínio podem ser responsabilizados perante a justiça por algum dano, e são muitos os riscos, quer um exemplo? Imagine que um azulejo da fachada do prédio caia sobre alguém ou o carro de alguém. Essa pessoa pode acionar o condomínio na justiça, ou o próprio sindico por negligenciar uma manutenção necessária. Nunca deixe essa cobertura de fora da apólice.

Assistência 24 horas. 

Normalmente os seguros vem com uma assistência gratuita para serviços emergenciais como chaveiro, reparo elétrico, reparo hidráulico, desentupimento. Com planos mais completos você pode garantir reparos de central telefônica, interfone, bomba d’água, dedetização, limpeza de caixa d’água entre outros serviços que sabemos, são corriqueiros em muitos condomínios. A grande sacada aqui é verificar quantas vezes são necessários esses serviços no ano em seu condomínio e compare o valor total dessas despesas com o valor da contratação desse serviço na apólice, você pode economizar no caixa do condomínio no final.

Tenha sempre em mente que, caso uma apólice não tenha cobertura para determinado problema, o condomínio gastará com isso e você é o responsável pelo condomínio e seu fluxo de caixa, portanto, se proteger contra gastos imprevistos fará com que sua gestão seja tranquila e satisfatória para todos os condôminos.

Se você é sindico e já tem uma apólice, hora de dar uma revisada para ter certeza de que está tudo em ordem. Se estiver pesquisando para contratar ou renovar o seguro, leve em conta todos os detalhes, pois, acidentes não têm hora nem data para acontecer.

Tem alguma dúvida sobre a apólice de seu condomínio? Entre em contato conosco, teremos prazer em ajudar.

 

Bruno Fortunato – Você Seguro Corretora de Seguros.

(31) 4101-8253

www.voce-seguro.com

Av. Raja Gabáglia, 4343 – 4º Andar, Santa Lúcia – Belo Horizonte/MG