Quando fazer a recarga dos extintores do condomínio

Quando fazer a recarga dos extintores do condomínio.

Conferir a data de validade é importante, mas, não é nada fácil, até os mais experientes as vezes tem alguma dificuldade nessa tarefa.

Saber verificar a data de validade do extintor é tarefa de nós Técnicos em Segurança do Trabalho, Engenheiros, cipeiros, outros prevencionistas e os funcionários da empresa. Quanto mais pessoas aglomeradas em redor de uma causa menor será a chance de erro.

Por que é importante saber verificar a data de vencimento do extintor?

Extintor vencido é sinônimo de prejuízo! Imagine que comece um incêndio no condomínio, alguém pega o extintor e o mesmo não funciona por estar vencido e o fogo foge de controle.

Alguém chama a vistoria dos Bombeiros para verificação e posterior certificação e como ninguém sabe ver a data de vencimento do extintor, ele fica lá, vencido, o Bombeiro vê e por isso a empresa perde tempo, terá que recarregar o extintor para poder chamá-lo novamente.

Vamos corrigir.

Na verdade o termo correto seria verificação da validade da carga do extintor, afinal o extintor não vence, não tão rápido quanto a carga.

Iniciando – conhecendo o selo do INMETRO.

Vamos aprender de uma forma bem prática, para mostrar de fato como verificar a validade do extintor passo a passo.

Para saber a validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor.

Quando fazer a recarga dos extintores do condomínio

O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço. Após um ano a contar da data de realização do serviço (recarga ou carga) é necessário providenciar a recarga.

Procure conhecer a legislação do seu estado.

Na grande maioria dos estados a recarga é anual, procure saber se no seu estado qual é o vencimento definido pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Para facilitar a visualização observe a imagem do selo do INMETRO em tamanho grande.

A parte das letras significa os meses do ano (estão em destaque no campo azul) e logicamente vão de Janeiro a Dezembro.

A parte das letras sempre terá 4 espaços para 4 anos (campo destacado em vermelho) se estiver procurando a parte dos anos no seu extintor e não encontrar, é por que ele está  vencido.

Outra dica importante é pesquisar e escolher bem a empresa que fará o trabalho para seu condomínio.

como saber a data de validade do extintor