Sangue nas fezes do cão

Sangue é sempre um sinal de alerta, ainda mais quando o cachorro acaba sangrando sem que tenha um ferimento externo evidente. E um dos locais que o sangue costuma aparecer com  certa frequência é nas fezes dos cães. Existem diversos motivos que podem estar fazendo com que o cão tenha que expelir sangue pelas suas fezes.

Fezes de cachorro com sangue.

Sangue nas fezes do cãoGeralmente o sangue aparece associado a diarreia. Ele pode aparecer de uma forma mais abundante no sangue, deixando as fazes com uma cor bem mais escura do que seria considerado normal, ou então pode aparecer de uma forma mais discreta. Além disso, algo que também está geralmente associado a este tipo de acontecimento é o mal cheiro das fezes, que costuma ser mais percebível.

 

 

Viroses.

As viroses estão entre as causas mais comuns do surgimento do sangue nas fezes dos cães. Algumas destas doenças acabam atacando diretamente a mucosa dos intestinos, o que acaba causando um estrago grande no sistema digestivo do cão caso não seja tratado. Dentre as principais estão coronavirus, rotavirus ou a Giardia.

Uma doença bastante comum que costuma ter entre os seus sintomas mais comum o sangue nas fezes é a Parvovirose, que é transmitida por vírus e pode ser extremamente contagiosa. O diagnóstico desta doença é extremamente importante de ser feito, uma vez ela pode facilmente contaminar outros cães que estão convivendo nas proximidades. A boa notícia é que esta é uma doença relativamente simples e fácil de ser controlada, bastando que os animais estejam em dia com as suas vacinas.

Fezes de cachorro com sangue.

Caso o animal comece a apresentar sinais de sangue nas fezes logo depois ele ter comido alguma coisa diferente, o sangue nas fezes pode estar relacionado a isso. Algo relativamente comum que acontece com os cães quando eles comem um osso, por exemplo, é eles acabaram se machucando, já que muitos destes ossos acabam tendo pontas.

Sangue nas fezes do cãoApesar de ser algo relativamente comum, é extremamente recomendável que os donos levem os seus cães ao veterinário de confiança, já que um objeto um pouco mais pontiagudo pode causar uma perfuração mais séria no intestino.

Caso o sangramento esteja acompanhado com alguns outros sinais, como uma salivação em excesso, pode significar envenenamento. Na dúvida, procure imediatamente o veterinário.

 

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado.